sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Geração de energia na bicicleta


Deco Good­man (que infe­liz­mente tem um site todo em Flash…), um desig­ner norte ame­ri­cano, con­ce­beu um con­ceito de gera­ção de ener­gia para bici­cle­tas que não só uti­liza a rota­ção das rodas, como tam­bém as irre­gu­la­ri­da­des do ter­reno. Chamou-lhe fE (free energy). Este pro­jecto foi con­ce­bido no âmbito de uma cadeira da uni­ver­si­dade que frequenta

.

A ideia baseia-se em dois com­po­nen­tes de gera­ção de ener­gia: um sis­tema de ímanes e bobi­nas na roda tra­seira e um sis­tema de amor­te­ci­mento com chips pie­zo­e­léc­tri­cos no espi­gão do selim.

O sis­tema de íman e bobina não é novi­dade, porém o cos­tume é usar ape­nas 1 ou 2 ímanes pre­sos nos raios da roda. No dese­nho de Good­man, seria uti­li­zada uma fita fle­xí­vel presa aos raios com ímanes em inter­va­los redu­zi­dos. Desta forma o efeito do campo mag­né­tico é mais cons­tante. Não é explí­cito nos dese­nhos de que forma será gerido o aumento de resis­tên­cia para auxi­liar a tra­va­gem e pro­du­zir mais ener­gia, mas deduzo que fosse atra­vés de um cir­cuito electrónico.

O espi­gão de selim teria uma sus­pen­são inte­grada, que gera­ria ener­gia quando acti­vada pelas irre­gu­la­ri­da­des do terreno.

Esta­ria inte­grada tam­bém no espi­gão a bate­ria para guar­dar a ener­gia pro­du­zida pelos dois sis­te­mas. Pelo que pude dedu­zir, esta bate­ria ser­vi­ria para ali­men­tar as luzes da bici­cleta, não sendo pos­sí­vel per­ce­ber se o desig­ner teria outras ideias de uti­li­za­ção da ener­gia, ou de outros sis­te­mas que pudes­sem uti­li­zar a bate­ria (lan­terna para cam­pismo, rádio, gps, etc), quer direc­ta­mente, quer por exem­plo atra­vés de uma liga­çãoUSB, que é cada vez mais comum nos gad­gets do dia a dia.

Esta ideia poderá ser mais uma que não chega a ser pro­du­zida, mas tenho curi­o­si­dade em saber se seria viá­vel. Resta espe­rar para saber se o desig­ner pro­duz pelo menos algum pro­tó­tipo fun­ci­o­nal para tes­tes.

Site de Pesquisa:

http://www.cenasapedal.com/2008/11/10/geracao-de-energia-na-bicicleta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário