quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Grupo Tecnometal vai fabricar placas fotovoltaicas no Brasil

Próximos passos serão para o desenvolvimento de equipamentos para usinas eólicas


Crédito: gettyimages
As constantes mudanças ocorridas no setor elétrico brasileiro deram robustez para que empresas nacionais passassem a desenvolver tecnologias para a criação de equipamentos. Entre essas empresas está o Grupo Tecnometal, que vem firmando parcerias com universidades e institutos internacionais de pesquisas para alavancar seus negócios.
Há mais de seis anos a empresa fabrica turbinas, peças fixas, faz manutenção e oferece ainda outros serviços para pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Porém, com o avanço e rapidez da energia solar no Brasil, a Tecnometal decidiu abrir ainda mais seu leque de oportunidades e estrear na fabricação de placas fotovoltaicas, depois de dois anos de pesquisas. 
Para isso, na unidade em Campinas (SP), a Tecnometal Energia Solar, o grupo investiu numa linha de montagem importada dos Estados Unidos,na qual  aplicou R$ 20 milhões para se tornar a única empresa no País a desenvolver as placas localmente até o momento. 
“Decidimos por esse investimento por considerar que temos sol e que essa fonte não agride o meio ambiente e, mais que isso, é a tendência mundial. Nós temos a tecnologia nacional e estamos nos capacitando ainda mais para atender a demanda”, argumenta o executivo. “ O nosso foco é o Brasil, mas já estamos negociando com a Argentina e o Uruguai", adianta.
Diferentes da tradicionais placas solares térmicas, que captam calor do sol para aquecer a água, as da Tecnometal são sistemas fotovoltaicos que, ao captar a luz do sol, transformam os raios em energia elétrica. “Para nós esse momento é interessante, já que o governo abriu chamada para que empresas de geração, transmissão e distribuição de energia apresentassem projetos de pesquisa e desenvolvimento com a possibilidade de inserir essa fonte limpa na matriz energética brasileira”, diz Araújo.
Outras alternativas
Além das placas fotovoltaicas, a Tecnometal também avança para a energia eólica. Segundo o Araújo, a primeira máquina para a área, que será fabricada na unidade do grupo em Campinas, deverá ficar pronta no ano que vem. “O primeiro contrato de transferência de tecnologia será homologado em breve e, como pretendemos seguir avançando, estamos destinando para o setor tecnológico recursos da ordem de R$ 30 milhões”, afirma.
Para esse novo passo, a empresa foi buscar tecnologia dinamarquesa e parcerias com universidades. "Uma vez que configurado o cenário interno para esses negócios, vamos ter mais oportunidades para buscar recursos e seguir avançando nos segmentos eólico e solar”, analisa Araújo.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pretende analisar projetos ainda este mês para escolher aqueles que receberão apoio para serem desenvolvidos ao longo de três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário