segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Eco Ark - o incrível prédio feito com 1,5 milhão de garrafas pet









Para começarmos a mudar o modo como encaramos nossa existência neste planeta, basta uma simples reformulação de atitudes. Não é preciso muito para fazer a diferença quando se trata de consciência ambiental. Pequenos gestos podem ser valiosos, quando realizados por um número considerável de pessoas. 


Isso quer dizer que separar o lixo, usar a água de maneira racional, não jogar dejetos em via pública entre tantos outros exemplos, pode sim transformar a realidade do nosso planeta e a nossa também. Aqui no Viva Viver sempre mostramos idéias de pessoas que levaram esse pensamento além do imaginável. O que nos faz pensar que existe gente realmente preocupada com a preservação do meio ambiente e que transforma este sentimento em soluções simples que, no final das contas, acabam trazendo resultados positivos para todos nós. 


Um grande exemplo disso vem da China: um grupo asiático de empresas e fabricantes dos setores de comunicação, construção, químicos e têxtil, o Far Eastern Group, resolveu por à prova a questão do reaproveitamento. Após três anos de pesquisas, planejamento e trabalho intenso, o grupo revelou ao mundo o Eco Ark, um prédio construído com 1,5 milhão de garrafas pet. Este exemplo é mais uma das infinitas possibilidades do que pode ser feito com materiais nocivos à natureza que não serão mais utilizados 


O edifício está localizado na cidade de Taipei, em Taiwan. O mais novo cartão postal da cidade é um ambicioso projeto ambiental. Orçado em cerca de R$ 5 milhões, a construção preza não só pela atitude ecológica, mas também pela funcionabilidade do prédio. Com três andares, o Eco Ark conta com anfiteatro, salão de exposições e usa água da chuva coletada para o seu sistema resfriamento. O prédio foi doado para a cidade de Taipei e será utilizado como sede de exposição durante oInternational Flora Expo, em novembro de 2010. 


Com o slogan “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, o Eco Ark proporcionou uma nova utilização para o plástico e retirou do ecossistema uma enorme quantidade do material, que levaria mais de 100 anos para se decompor. Criatividade e atitude que podem inclusive ser levadas a outros lugares e tocar a mente de mais pessoas. Isso porque, de acordo com a Far Eastern Group, o Eco Ark pode até mesmo ser desmontado para transporte e remontado rapidamente em outro local. 







Fonte de Pesquisa:
http://www.vivaviver.com.br/consciencia_ambiental/eco_ark_o_incrivel_predio_feito_com_1_5_milhao_de_garrafas_pet/689/
http://natgeotv.com/pt/obras-incriveis-ecoark/galerias/pavilhao-ecoark

2 comentários:

  1. oi.... saberia me informar o tempo de construção? montagem e desmontagem?

    ResponderExcluir
  2. oi.... saberia me informar o tempo de construção? montagem e desmontagem?

    ResponderExcluir