quarta-feira, 28 de março de 2012


Projeto enfoca a utilização de energias limpas

Seu objetivo é disseminar a cultura e o uso alternativo de energias limpas e seu foco são as escolas da rede pública estadual do Tocantins. Ainda em fase de elaboração e previsto para ser implantado no segundo semestre nas escolas do município de Palmas, o Projeto Energias Limpas na Escola pretende capacitar professores para serem multiplicadores da iniciativa, que vai abordar, através de cartilhas, apostilas, vídeos e de uma mostra cultural, as energias solar, eólica, hídrica e de biocombustíveis.

Idealizadora do projeto e gestora ambiental da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantions (Seagro), Chryss Ferreira Macedo, explica como se dará a implantação deste projeto, como ele vai funcionar e o que pretende estimular.

De acordo com ela, o projeto tem a intenção de formar, no ambiente escolar, multiplicadores que construam e defendam uma sociedade responsável pelo meio ambiente em que vivem, deixando para as gerações futuras, além de qualidade de vida superior, a responsabilidade social.

Mobilizadores Coep - Em que consiste o projeto Energias Limpas nas Escolas Públicas? Qual seu objetivo?

R
.: O Projeto Energias Limpas na Escola quer levar o conhecimento sobre o uso de energias sustentáveis e alternativas a crianças e jovens, com o objetivo de divulgar e popularizar o uso de Energias Limpas na educação do estado do Tocantins.

Mobilizadores Coep - O que motivou o governo do Tocantins a implantar o projeto? A implantação ficará sob a responsabilidade de que órgãos?

R
.: Fala-se muito em sustentabilidade e sobre as novas tecnologias de Energias Limpas. Percebeu-se então, a necessidade de levar à comunidade essas informações através da Educação, partindo da idéia que as crianças são as melhores agentes divulgadoras ambientais.

A implantação estará a cargo da Secretaria Estadual da Agricultura através da Superintendência da Produção de Energias Limpas, com apoio das secretarias estadual e municipal da Educação de Palmas e parceiros.

Mobilizadores Coep - Que tipo de iniciativas deverão ser implantadas? De que forma?

R
.: Estamos em fase de seleção do conteúdo e elaboração da cartilha, que será distribuída nas escolas, aos professores e alunos. A ideia é capacitarmos dois professores em cada escola, através de cursos, para quem sejam os multiplicadores da iniciativa naquela instituição. Além das apostilas, também estamos selecionando outras mídias que podem nos auxiliar neste projeto, como vídeos educativos.

Devemos formar no ambiente escolar multiplicadores que construam e defendam uma sociedade responsável pelo meio ambiente em que vivem, deixando para as gerações futuras, além de qualidade de vida superior, a responsabilidade social.

Mobilizadores Coep - Qual a abrangência e a duração do projeto nas escolas do estado do Tocantins? Quantos alunos e quantas escolas devem ser envolvidos? Por quanto tempo? Haverá um processo de avaliação ao final?

R
.: Pretende-se implantar o Projeto em todos os municípios do Tocantins até o final de 2014. Em 2012, será implantado somente no município de Palmas, como modelo experimental. O lançamento oficial será na Feira Literária Internacional do Tocantins – FLIT.

Serão trabalhados por seis meses assuntos relacionados a Energias Limpas: solar, eólica, hídrica e de biocombustíveis, em 42 escolas com aproximadamente 20 mil alunos. Durante este período, incentivaremos a construção de trabalhos voltados para o tema. Ao final, haverá uma Mostra Cultural com os três melhores trabalhos em cada categoria, de cada escola: redação, comic strip (tirinha de quadrinhos), maquete e pocket movie (pequenos vídeos que poderão ser feitos, inclusive, através do celular), com premiação para os três melhores colocados juntamente com o professor que orientou o melhor trabalho e a escola com mais premiações. O projeto terá fechamento com avaliação pelos professores e alunos.

Dessa forma, a gente incentiva não só os alunos a participarem, mas também a mobilização dos professores, e de toda a escola.

Mobilizadores Coep - Como será feita a capacitação dos professores? Quais serão os principais pontos dessa capacitação?

R
.: A capacitação dos professores se dará através de quatro edições do curso de formação “Multiplicadores de Energias Limpas na Escola”. Cada evento terá duração de 16 horas e contará com a participação de 21 professores. Os quatro assuntos (energias solar, eólica, hídrica e de biocombustíveis) serão abordados por profissionais das respectivas áreas e serão levadas experiências práticas para a sala de aula. Serão dois professores de cada instituição, num total de 84 professores na capital, responsáveis por serem os multiplicadores da iniciativa nas suas respectivas escolas. Ao final, capacitaremos 300 profissionais de 42 escolas que multiplicarão os conhecimentos para 20 mil alunos do 6º ao 9º ano.

Mobilizadores Coep - Como o conhecimento teórico e prático sobre sustentabilidade vai ser abordado, tanto pelos professores quanto pelos alunos?

R
.: Durante o curso de formação os professores receberão: Manual do Professor, Cartilhas Temáticas: Solar, Eólica, Hídrica e Biocombustíveis e os alunos um caderno de atividades baseado no material de apoio do mestre. O conteúdo será transmitido de forma multidisciplinar, podendo ser inserido nas aulas de disciplinas como português, geografia, história ou matemática.

Mobilizadores Coep - Que tipo de iniciativas práticas estão previstas?

R
.: O projeto visa dar oportunidade aos alunos de adquirir conhecimentos de forma lúdica, propondo novas perspectivas no uso de energias renováveis. Eles terão aulas práticas de reciclagem de materiais danosos à natureza e, em cada escola, vão implantar um Aquecedor Solar Ecológico de Água. Durante a implantação do aquecedor, serão levados a apreender um conteúdo multidisciplinar, como aulas de física, termodinâmica, química e geografia.

Além disso, o Mostra Cultural será o resultado prático de todo esse aprendizado e um incentivo à construção de novas idéias e soluções.

                               

Mobilizadores Coep - O projeto pretende envolver também a comunidade e os familiares dos estudantes? Em caso afirmativo, de que forma?

R
.: Sim. Entendemos que a melhor forma de conscientizar as famílias é através das crianças, são excelentes divulgadoras e agentes ambientais, mobilizando a comunidade em que vivem e levando a prática da sala de aula para suas casas, contando sempre com ajuda dos parceiros, associações e professores.

Mobilizadores Coep - Qual é a perspectiva a respeito da implantação deste projeto?  Quais os benefícios que ele pode gerar?

R
.: As expectativas são de que, a médio e longo prazos, aconteça uma mudança no comportamento da sociedade com relação ao meio ambiente em que vivem.

Mobilizadores Coep - As escolas do estado já adotam práticas de sustentabilidade? Em caso afirmativo, de que tipo? Por meio do projeto serão incentivadas outras iniciativas? Quais?

R
.: As escolas públicas possuem projetos de sustentabilidade, como por exemplo: coleta seletiva do lixo. Através do projeto, vêm abrindo portas para novas propostas, como a implantação do Projeto de Óleos Residuais para uso na fabricação de biocombustíveis, a Construção do Aquecedor Solar Ecológico de Água e do Ar condicionado Ecológico.

Mobilizadores Coep - Qual a importância de uma formação mais abrangente e crítica sobre meio ambiente e recursos naturais?

R
.: É fundamental para formação do cidadão. A cidadania está intimamente ligada à qualidade de vida e não há qualidade de vida sem um meio ambiente saudável.

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Entrevista para o Grupo de Promoção da Educação
Concedida à: Flávia Machado
Editada por: Eliane Araujo.

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