segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Banco do Brasil inaugura sua primeira agência ecoeficiente




O edifício foi todo construído de maneira sustentável, com telhado verde, jardim interno, paredes com tijolos de solo-cimento.



O Banco do Brasil inaugurou sua primeira agência ecoeficiente na última quinta-feira (19), em Pirituba, São Paulo. O projeto visa à economia de até 20% de energia elétrica e de até 30% de água, permitindo o uso racional dos recursos naturais.

A agência já abre suas portas com 19 mil clientes e funcionará em caráter experimental. Ainda no primeiro semestre, será inaugurada a segunda agência ecoficiente, na região metropolitana de Fortaleza (CE), já com cerca de 33 mil clientes. Após o acompanhamento dos resultados, o Banco irá analisar a expansão do projeto.

Projetada para reduzir impactos ambientais desde a construção até a manutenção do próprio imóvel, a agência ecoeficiente é resultado de estudos para desenvolvimento de soluções em sustentabilidade ambiental e eficiência energética.

A agência possui sistema híbrido de geração alternativa de energia elétrica, de energia da rede e células fotovoltaicas. Uso racional da água através da captação de água da chuva e tratamento das águas cinzas. Sistema de ar-condicionado isento de gases nocivos ao ambiente e reaproveitamento da energia térmica utilizada para resfriamento do novo ar de ingresso.

Além disso, o edifício foi todo construído de maneira sustentável, com telhado verde, jardim interno, paredes com tijolos de solo-cimento, isolamento térmico. Também utilizarão madeiras certificadas no mobiliário. Foi maximizada a iluminação e ventilação natural.

A infra-estrutura possui sistema de coleta seletiva, vagas preferenciais para veículos de baixa emissão, vagas para pessoas com deficiência e bicicletários. A construção como um todo teve um planejamento sustentável. Com controle e destinação dos recursos para reciclagem, utilização de tintas à base d’água e de uso de materiais de menor impacto ambiental na obra.

Site Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário