terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Criada na China, maior bateria do mundo aumenta eficiência de energia renovável


Sugestão de Matéria: Seagro Tocantins (Via Facebook)


A distribuidora estatal de energia elétrica da China e à fabricante de carros elétricos BYD se uniram para criar a maior bateria do mundo, que segundo o portal Popsci, possui capacidade para armazenar 36 megawatts-hora de eletricidade, o que pode fornecer energia para 12 mil casas durante uma hora.

maior-pilha-do-mundo-capa.jpgPara criar a bateria, que é “um pouco maior que um campo de futebol”, foi investido US$ 500 milhões. De acordo com a estatal, o objetivo principal é aumentar em 10% a eficiência de energia renovável na província de Hebei, na China.

A matriz que está localizada em Zhangbei, não é apenas uma bateria comum, pois ela foi conectada a um sistema de 140 megawatts de energia solar e eólica e a um sistema de transmissão de energia inteligente. A junção desses elementos permite que a China consiga gerar energia renovável mesmo em condições adversas, assim como armazenar o excesso gerado durante o dia dentro da bateria. O país asiático é o maior emissor mundial de gases de efeito estufa.

Segundo os idealizadores do projeto, essa é apenas a primeira bateria desse nível que entrou em ação. Outras devem ser desenvolvidas, o que o diretor adjunto da Administração Nacional de Energia da China, Xiu Binglin, chama de "modelo do futuro de desenvolvimento de energia renovável".

Os chineses consideram o projeto uma boa ideia para a China e a BYD, que segundo o Popsci, tem tido um pouco de dificuldade para vender seus carros elétricos no país e no exterior, além de ser um intrigante ensaio para o resto do mundo.

Via Portal EcoD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário